terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Senta Pua


4° - A VOLTA PARA CASA

Em junho de 1945, todos os 26 P-47D que estavam em poder do 1° GAvCa foram levados em vôo até Capodichino, ao AAFSC/ MTO, onde foram desmontados e enviados por via terrestre para Nápoles, para serem embarcados para o Brasil. No traslado, o P-47D-27-RE n° 42-26788 acidentou-se durante o pouso em Capodichino, sendo considerado perda total. As 25 aeronaves restantes foram embarcadas e transportadas ao Brasil no USS W. S. Jennings. O pessoal de terra e parte dos oficiais aviadores voltaram para o Brasil a bordo do navio de transporte de tropas norte-americano USS General M. C. Meigs (AP-116), navio encarregado de conduzir o 1° Escalão da Força Expedicionária Brasileira, embarcando no porto de Nápoles em 06 JUL 1945.

Para fazer a travessia EUA - Brasil, em primeiro lugar foram escalados os pilotos abatidos e que ficaram prisioneiros do lado inimigo, seguidos, em ordem decrescente, pelos pilotos com maior número de missões. O grupo de 19 oficias (Nota do site: Segundo o Company Morning Report do 1º GAvCa de 16 JUN 1945, o grupo era composto por 20 oficiais, pois havia um piloto reserva) que trariam as aeronaves P-47D-40-RE Thunderbolt novas, em vôo a partir dos Estados Unidos, decolou de Pisa rumo a Nova York em 14 JUN 1945, chegando ao seu destino em 16 JUN 1945. De Nova York, viajaram para Washington de trem, lá chegando em 20 JUN 1945, onde foram recepcionados pela USAAF no Shoreham Hotel e pelos generais Ira C. Eaker e Hoyt Sanford Vandenberg no Pentágono

Nenhum comentário:

Postar um comentário